Escolha uma Página

Olá Amigos, esta curiosidade em Registro de Patente foi o meu grande achado de hoje. Espero que apreciem!!!

Réplica do Rádio de Landell de Moura de 1894

Se fui eu a inventar, aquilo é meu.

“O primeiro registro de uma patente como forma de proteger a propriedade intelectual data de 500 antes de Cristo: quem ganhasse um concurso de culinária da cidade grega de Sibaris contaria sua receita, mas seria o único a poder preparar o prato durante um ano. Só quase 2 mil anos depois, a patente foi formalizada nos moldes explorados atualmente.” (Felitti, 2011, p. 104-105).

No entanto, a primeira lei de patente do mundo foi decretada em 1474 em Veneza, com a visão de proteger com exclusividade o invento e o inventor, concedendo licença para a exploração, reconhecendo os direitos autorais e sugerindo regras para a aplicação no âmbito industrial. O registro de patente não se deu de forma rápida, ocorreu sucessivamente, como confirma Felitti, 2011, supracitado.

Há outras que contextualizam a essa informação, como por exemplo, em 1421 em Florença, na Itália, com Felippo Brunelleschi e seu dispositivo para transportar mármore, e em 1449 na Inglaterra com John de Utynam ganhando o monopólio de 20 anos sobre um processo de produção de vitrais.

 


Outras publicações